Escrito por Carlos Gimenes
Do livro “Caminho Verdade e Vida”, lição nº 3, cujo título é “Examina-te”, Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier nos ensina:
“A experiência humana não é uma estação de prazer. O homem permanece em função de aprendizado e, nessa tarefa, é razoável que saiba valorizar a oportunidade de aprender, facilitando o mesmo ensejo aos semelhantes.”
Em razão da nossa condição de seres em evolução, imaginamos, de forma equivocada, que estamos na atual encarnação para apenas se deliciar das conquistas materiais.
Situações problemáticas que surgem ao longo das nossas atividades cotidianas, são, de imediato, consideradas sofrimentos injustos pelos quais passamos sem saber o porquê.
Entretanto, Emmanuel, mais uma vez, nos faz o alerta de que não estamos numa estação de prazer.
Ao contrário, o benfeitor espiritual salienta que somos meros aprendizes da grande escola evolutiva chamada encarnação.
A dor, o sofrimento e a lágrima, sob qualquer aspecto, não passam de instrumentos identificadores, assim como o termômetro febril, de que algo bate à sua porta e requer a sua atenção.
A escolha da forma como encarar tais sintomas é somente nossa, utilizando-se da benção chamada livre arbítrio.
Assim, saibamos valorizar cada oportunidade dolorosa para aprender e, da mesma forma, facilitemos aos nossos irmãos de evolução o mesmo ideal.
Um fraternal abraço a todos e que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe hoje e sempre.
Publicado originalmente no podcast Moralidade e Conhecimento da Rádio Idefran.
Leia sobre a Lição nº04, clicando aqui.
Leia sobre a Lição nº02, clicando aqui.