Conheça o IDEFRAN
“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.”
(Emmanuel)
O IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca é uma instituição de caráter primordialmente religioso, mas também educacional, cultural e de assistência e promoção social, sem fins lucrativos, que não remunera seus diretores, e foi fundado em 18/04/1981, data comemorativa do lançamento de O Livro dos Espíritos, que se deu a 18/04/1957. Atualmente, dezoito de abril é considerado o Dia Internacional do Livro, bem como o Dia do Livro Espírita.
Temos como principal finalidade a divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e, para isso, mantemos uma Livraria Espírita, um Clube do Livro Espírita, o programa radiofônico semanal Sementeira Cristã, uma biblioteca pública gratuita com mais de cinco mil obras (livros e dvd’s), a distribuição diária de mensagens espíritas, e a edição mensal do jornal A Nova Era. Promovemos, ainda, a cada mês de abril, nas dependências da Fundação Judas Iscariotes, a Semana do Livro Espírita, que conta com palestras e seminários de estudo proferidos por oradores de todo o país, bem como com uma tradicional Feira do Livro, com obras disponibilizadas a preços promocionais. Essa Feira do Livro repete-se em outubro, agora em nossa própria livraria, durante o evento Mês de Kardec, este promovido pela USE-Franca.
No desenvolvimento diário das atividades, contamos com um quadro de 4 funcionários e também com o trabalho voluntário de nossos diretores e colaboradores outros. Recebemos também o constante apoio de nossas entidades instituidoras, que são: Fundação Educandário Pestalozzi, Fundação Espírita Allan Kardec, Fundação Espírita Judas Iscariotes, Instituição Espírita Nosso Lar, Centro Espírita Esperança e Fé, Mocidade Espírita de Franca, Templo Espírita Vicente de Paulo e Sociedade Espírita Legionárias do Bem, todas responsáveis pela indicação do Conselho Superior do Idefran, que, por sua vez, elege a Diretoria e o Conselho Fiscal de nosso Instituto. Até 1989 funcionamos em prédio alugado, nos números 2062 e 2070 da Rua Major Claudiano, sendo que em 1990, com o inestimável apoio da família espírita francana, adquirimos prédio próprio, no n° 2185 da mesma rua, onde até hoje estamos instalados.