Esforço e oração

Escrito por Carlos Gimenes

 

Do livro “Caminho Verdade e Vida”, lição nº 6, cujo título é “Esforço e oração”, Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier nos ensina:

“Se alguém permanece na Terra, é com o objetivo de alcançar um ponto mais alto, nas expressões evolutivas, pelo trabalho que foi convocado a fazer. E, pela oração, o homem recebe de Deus o auxílio indispensável à santificação da tarefa. Esforço e prece completam-se no todo da atividade espiritual. A criatura que apenas trabalhasse, sem método e sem descanso, acabaria desesperada, em horrível secura do coração; aquela que apenas se mantivesse genuflexa, estaria ameaçada de sucumbir pela paralisia e ociosidade. A oração ilumina o trabalho, e a ação é como um livro de luz na vida espiritualizada.”

Orar e trabalhar, eis a recomendação cristã.

Invariavelmente damos mais atenção a um do que a outro.

Trabalhar nas atividades fraternas com o objetivo de ajudar irmãos necessitados é importante, entretanto, conforme nos leciona Emmanuel, trabalhar sem a conexão decorrente da oração, faz com que a insensibilidade tome conta e o propósito inicial se esvaia rapidamente.

Da mesma forma, somente orar insistentemente sem o arregaçar das mangas para colocar a “mão na massa”, é apenas boa intenção sem resultado prático àqueles que necessitam da caridade cristã.

Inspirados em Jesus Cristo, saibamos recolhermo-nos à parte para refletirmos e orarmos, mas, não sem antes trabalharmos arduamente na semeadura do amor ao próximo.

Um fraternal abraço a todos e que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe hoje e sempre.

 

Publicado originalmente no podcast Moralidade e Conhecimento da Rádio Idefran.

Leia sobre a Lição nº07, clicando aqui.

Leia sobre a Lição nº05, clicando aqui.

Close Menu