“Nascer, morrer, renascer ainda
e progredir sempre, tal é a lei”
Através do processo de implantação da codificação espírita, a espiritualidade superior decidiu por trazer aos homens uma ferramenta efetiva de total entendimento das coisas que realmente importam em nosso processo de evolução.
O conteúdo filosófico da Doutrina Espírita permite uma clareza de visão sobre o destino do ser humano em sua infinita caminhada. Em consequência, há uma substancial e importantíssima melhora das condições para a evolução das almas que entendem e procuram guiar-se por tal sublime e educativo conteúdo.
Estando o trabalhador pronto, a tarefa aparece. Os dias de hoje, por demais tormentosos e decisivos, representam a oportunidade que temos de cumprir com os deveres que nos foram trazidos pelos que nos antecederam na implantação das luzes cristãs. As luzes estão no mundo, cabendo-nos absorvê-las e vivencia-las, sempre atentos aos seus raios luminosos.
Aprendemos que progredir sempre é a realidade do espírito. Não há morte, há somente uma evolução constante cuja velocidade nós sempre estamos a determinar.
Como já ensinava Jesus, o plantio de cada um determina a colheita. Será boa e farta se a plantação for com boas sementes, mas, ao contrário, não será agradável se não respeitarmos o solo que nos for disponibilizado. Isso não significa, porém, que o plantador desleixado estará com sua alma perdida por toda a eternidade.
O conhecimento das realidades espirituais nos mostra que Deus não será um julgador a nos impingir penas, mas sim um pai a nos oferecer oportunidades de trabalho para a continuidade de nossa ainda insipiente e frágil evolução.
No capítulo 25 da obra A caminho da luz, Emmanuel afirma que o Espiritismo, na sua missão de Consolador, é o amparo do mundo neste século de declives da sua História; só ele pode, na sua feição de Cristianismo redivivo, salvar as religiões que se apagam entre os choques da força e da ambição, do egoísmo e do domínio, apontando ao homem os seus verdadeiros caminhos.
Assim, não nos preocupemos em demasia com os atuais problemas que atormentam e amedrontam o mundo. Quando julgarmos que as coisas estão piorando, lembremo-nos que isso não é possível.
O progresso é da infalível lei Divina e estamos – embora possa não parecer – , evoluindo, progredindo ad infinitum…