Carlos Gimenes
Do livro “Caminho Verdade e Vida”, no prefácio da obra, cujo título é “Interpretação dos Textos Sagrados”, Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier nos ensina:
“O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina. Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho ao mesmo tempo. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino.”
O trecho destacado revela a importância de estarmos sempre conectados ao evangelho do Cristo nas nossas atividades rotineiras.
Seja em casa, no local de trabalho, no templo religioso ou em qualquer outro lugar, devemos fazer as tarefas do dia-a-dia sempre espelhados na mensagem de amor ao próximo trazida pelo Nazareno.
O serviço divino encontra guarida em todas as situações das experiências diárias.
Momentos difíceis e situações menos complexas trazem, igualmente, a oportunidade do aperfeiçoamento moral.
Exercitar a paciência, a humildade, a fraternidade, a tolerância, entre outros, pode e deve ser feito dentro do templo religioso.
Entretanto, lá fora, na aspereza do trânsito, na aridez do ambiente profissional, na individualidade dos estabelecimentos educacionais é local onde o verdadeiro cristão coloca em prática todos os ensinamentos da máxima cristã de amai ao próximo como a si mesmo.
Que o nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe a todos.
Publicado originalmente no podcast Moralidade e Conhecimento da Rádio Idefran.